Ramon Melo 196

Eu estava para comprar um smartphone esse ano, mas resolvi esperar pela safra de 2012, especialmente por causa do Lumia 800, que parecia ser um aparelho muito bom, feito pela Nokia, que fabrica aparelhos que sabem nadar, voar e descer escadas como nenhum outro.

O que mais me chamou a atenção no Lumia 800 (sobre o N9) era a integração com a LIVE, tenho X360 e acredito no potencial da rede nos smartphones. Passeando pelo GSM Arena, encontrei o review dele e resolvi dar uma lida. Dei de cara com isso:

É isso mesmo? Sem Flash, sem modo USB, sem suporte a codecs de vídeo e ainda por cima depender de software da Microsoft?

Nikill 17

Ramom Melo: Não sei muito sobre o Lumia 800, mas acessando alguns sites de tecnologia como de costume... Encontrei uma matéria sobre, talvez te ajude!

Aqui está: http://adrenaline.uol.com.br/telecom/noticias/10234/nokia-lanca-o-lumia-800-o-primeiro-wp7-da-empresa.html

Ramon Melo: Andei pesquisando mais sobre o Lumia 800, para tentar te ajudar e pelo o que eu pesquisei... Ele utiliza um processador processador “all in one” que integra sistemas como CPU, GPU, modem, DSP, e RF em um só chip, prometendo com isso oferecer mais eficiência e menor consumo de bateria e segundo minhas pesquisas esse processador teria 1.4ghz (Single Core)
Ele possui as ótimas lentes Carl Zeiss. (ponto forte da Nokia) Infelizmente ele não possui slot de expansão para cartão de memória, a câmera dele é excelente, porém não grava em Full HD. Uma visão geral do Aparelho:

Windows Phone 7.5 “Mango”
Processador Scorpion 1.4 Ghz
512 MB de RAM, 16 Gb de memória interna (não expansível).
Conectividade EDGE / GPRS / 3G / Wi-fi (b/g/n)
Câmera 8MP com lente Carl Zeiss, auto-foco e LED duplo de flash.
Grava vídeos em 720p, 30FPS.
Tela de 480 x 800 pixels, 3.7 polegadas, multi-touch, com vidro resistente Gorilla Glass.
Rádio FM, conector padrão universal para fones de ouvido (3.5 mm audio jack)

Espero ter ajudado....

Ramon Melo 196

Nikill: Agradeço, mas os detalhes de hardware eu já conhecia e confiava, a Nokia trabalhou muito tempo nesse aparelho.

O que realmente me decepcionou foram as limitações impostas pelo SO da Microsoft! Sem modo USB, sem Adobe Flash e depender do iTunes... digo, Zune para tudo, isso vai contra tudo o que a Nokia vem fazendo nos últimos 5 anos.

Seria melhor que tivesse vindo com o Symbian Belle, que iria voar com uma configuração dessas e ofereceria muito mais liberdade e personalização para os consumidores.

Nikill 17

Verdade... Ela falhou onde não poderia falhar!! Em relação ao bom desempenho do Lumia 800, usando o Symbian Belle, é relativo... Pois, apesar de ele ter um single core de 1.4Ghz, ele deixa a desejar na memória RAM, considerando que ele só tem 512Mb, isso para um Smarthphone que vai chegar no Brasil em torno de R$ 2.000, é um ponto bem negativo, na minha opinião, é claro. Considerando que você não tem pressa para adquirir um novo aparelho, eu aconselharia a não "focar" somente no Lumia 800, 2012 tem tudo para revolucionar o mercado de Smartphones mais uma vez, a chegada do Tegra 3 é um exemplo... Ao que tudo indica, o primeiro semestre de 2012 vai ser o grande "salto" em relação a tecnologia de Hardware dos aparelhos, onde, os celulares irão evoluir de um Dual Core para um Quad core! Eu aconselharia esperar e ampliar a visão para outros aparelhos de outras empresas, mas, se você gosta tanto assim do que a Nokia pode oferecer, ai não tem jeito, ou se conforma com o Lumia 800 ou de repente, quem sabe a Nokia não lança um aparelho mais aperfeiçoado... Esse é meu ponto de vista, mas é claro que cada um tem o seu!

Ps: Até eu estou em "dúvida" do que fazer, comprar o Atrix 2 semana que vem ou esperar 2012 para um possível lançamento Quad-core da Motorola! rs

Ramon Melo 196

Nikill: O Symbian usa muito pouca memória, 512MB nele é como se fossem 2GB no Android. O N8 mesmo só tem 256MB e aguenta facilmente mais de 10 aplicações simultâneas, enquanto meu Android começa a fechar os aplicativos com 4~5 abertos. No Windows Phone, eu não sei como é, não posso falar nada a respeito.

Já descartei todos os Windows Phones da minha lista, vou de Android mesmo. Uma pena, o Lumia 800 parecia realmente promissor.

Eu não sei se vão realmente lançar um quad-core no primeiro semestre de 2012, parece-me muito precipitado. Ainda não temos aplicações que usem toda essa potência e os celulares dependem muito ainda da bateria. Acredito que o Tegra 3 chegue apenas aos tablets, por enquanto. Claro que estou falando em termos de Brasil, no exterior já deve ter pelo menos uns 3 sendo fabricados e preparados para o lançamento.

Vinicius Kinas 89

A Nokia pretende lançar outro aparelho com WP7 no mercado americano. O Nokia Ace, que vai ter basicamente as mesmas especificações, mas com uma câmera melhor e display maior.

Mas o único ponto dos que você citou que seria um impedimento para mim, é o fato de depender do Zune para carregar vídeos, músicas e outros. Dos outros pontos eu já estava ciente.

Nikill: Olha o que o Android fez com o mercado de smartphones, hein? 512MB de RAM é pouca coisa hoje. rs. Mas, de fato, o Android 2.3.7 no meu celular com 512MB de RAM pena bastante no multitarefa.

Ramon Melo 196

Vinicius Kinas: Ficou claro para mim que o problema não é a Nokia e sim o Windows Phone. Aliás, comparando o N9 com o Lumia 800 isso fica bem óbvio. Uma pena, porque a Nokia é a única que ainda fabrica hardware "old-school" (sem os irritantes padrões proprietários e feito para durar mais do que 2 anos).

Agora, falando sério, você acha mesmo aceitável um smartphone, em 2011 (2012 no Brasil), não ter modo USB nem aceitar expansão de memória e forçar o usuário a converter áudio e vídeo? Pior de tudo: depender de software exclusivo (que provavelmente não tem uma versão para Linux) para transferir arquivos?

Na minha singela opinião, isso é um absurdo sem tamanho. Como alguém vende uma tecnologia "móvel" que depende de um computador para ser funcional?

Vinicius Kinas 89

Ramon Melo: Mas eu mencionei que o ponto que me impediria de ter um Lumia 800 é justamente a dependência do Zune (tanto para sincronia de arquivos, quanto para conversão de vídeos).

Por mais que o meu Galaxy S tenha seus problemas, a experiência multimídia dele foi muito satisfatória.

O que eu disse que não me perturba é:

1. Não ter flash/silverlight.
2. Não ter FFC (NUNCA usei)
3. Não ter bateria trocável
4. 16GB/32GB é mais do que suficiente para mim.

Tenho 8GB interno + 32GB no microSD, mas nunca usei mais do 10GB nos dois somados.

Oroshy 13

@Ramon: O Windows Phone funciona como o iOS, o Windows usa o Zune e o iOS usa o iTunes.
Mas quando fala-se do iOS ninguém reclama de depender totalmente do iTunes, mas quando é o Windows.... tsc.

Sobre o hardware da Nokia disso não tem o que se falar eles fazem aparelhos muito bons e resistentes.

@Vinicius: Sobre o uso de memoria, isso é verdade, o Android consume muita memoria e chega a ser um exagero! Somente aparelhos com Android saí com mais de 1 ou mais Gigas de memoria (e precisa viu...).

@All: A única coisa que me faria comprar um Nokia com o Windows Phone é o Nokia Drive, mas eu sempre preferi o Htc, tanto que hoje tenho um HTC Ultimate, e que roda o Nokia Drive e o Nokia Maps. hehehe.

O Windows Phone é uma ótima plataforma, como o iOS também (sobre Android eu não vou comentar muito, pois o único que eu curti foi o do próprio Nexus, pois eu odiei as customizações feitas pelas fabricantes, principalmente a da Samsung, diga-se de passagem).

O Windows Phone não pode estar maduro o suficiente, mas á a plataforma mais inovadora até agora, tudo nele é fácil, rápido e preciso. Tudo integrado no sistema, soluções simples para coisas simples.

Estou a dois meses praticamente com o HTC Ultimate, e é como se eu conhecesse ele a muito tempo, nada de ficar procurando coisas em "Configurações", simples é rápido, configurou a primeira vez, é só ir rolando as telas panorâmicas.

Mas como eu disse, quando se trata do Windows Phone o que importa é a marca que você mais tem apreso, pois os hardwares só basicamente os mesmos, o que muda é o Design, o acabamento e o nome que vem estampado nele.

Ramon Melo 196

Vinicius Kinas: A bateria substituível é interessante para quem usa muito o celular. Seu Galaxy S com uma bateria de 3500mAh, por exemplo, teria uma autonomia de uns 3 dias, com uso moderado.

A expansão de memória é uma vantagem por simplificar a transferência de arquivos. O microSD é o único padrão compatível com todos os seus dispositivos (celulares, tablets, computadores, consoles, etc), eliminando a necessidade do computador. Além disso, quando você fosse trocar de aparelho, bastaria colocar o cartão no novo aparelho e todos os seus vídeos, músicas e fotos estariam lá, instantaneamente e prontos para serem acessados.

Flash nem é tão importante assim. Só comentei porque o Lumia 800 vai ser o primeiro smartphone da Nokia em muito tempo a não tê-lo (meu E63 de 2009 já tinha).

No fim das contas, o Windows Phone limita tanto que parece um retrocesso diante do Android. E olha que eu tinha tanta fé na Microsoft dessa vez...

Oroshy: Eu tive um iPod e foi o maior desapontamento eletrônico da minha vida. Pena que na época eu não sabia que podia devolver (comprei pela internet). O iTunes foi, de longe, o principal responsável, porque meu PC não era tão bom assim e eu usava a integração com o Last.fm na época, que só funcionava com a sincronização automática do iTunes.

Entre os geeks, o iTunes é bem criticado sim. O GSM Arena, por exemplo, não faz vista grossa:

Só quem gosta disso são os macfags e os que estão mais interessados em status do que qualidade. Entre os donos de iPods, iPads e iPhones, a principal reclamação é sobre a obrigação de se usar o iTunes. Não entendi muito bem por que a Microsoft resolveu imitar logo isso, não lembro dessa restrição nos antigos Windows Mobile.

Vinicius Kinas 89

Ramon Melo: Orra, uma bateria de 3500mAh é mais do que o dobro da que tenho hoje (1500 mAh);

No L800 isso não seria possível por causa da capa traseira que não é removível. Agora que você comentou, de fato, o microSD é um bom jeito de transferir arquivos entre dispositivos diferentes, sem ser por intermédio do computador (USB) ou da internet.

Mas a não existência do microSD é limitação da própria Nokia, não do WP7. Tanto que existe um Samsung Omnia (7 ou W, não lembro), que suporta microSD.

E para usar o modo de armazenamento em massa, só com uma mudança no registro do driver do Zune. :/

Nikill 17

Concordo com o Ramon Melo, eu quando tinha o Atrix, se a bateria dele durasse 12 horas, eu estava mais do que satisfeito, carregava ele toda noite, e olha que a bateria dele tem 1850 mAh, até onde eu sei, a melhor bateria entre os Smartphones no momento... Liberdade em um aparelho, é algo que eu prezo muito! Por isto, apesar de ter alguns sistemas operacionais muito promissores, ainda não tem nenhum projeto realmente sólido, pelo menos na minha opinião. Por isto que por enquanto, eu irei de Android, meu primeiro aparelho com Android foi o Atrix, e eu não tenho o que reclamar, nunca travou e sempre rodou facilmente mais de 5 aplicações ao mesmo tempo! É por essas e por outras que agora... Depois de ter meu Atrix roubado, eu pretendo comprar o Atrix 2.

Vinicius Kinas 89

Nikill: Se o Android não rodasse bem num Dual Core de 1GHz com 1GB de memória, MELDELS NÉ? rs.

Meu Galaxy S, com uso entre baixo e moderado, dura 1 dia e algumas horas a bateria. Se ficar sem fazer nada, e com a Wifi/sincronização desabilitada, dura até 3 dias.

Nikill 17

hauhuahauha
Verdade Vinicius Kinas!! Mas mesmo assim, tem pessoas que metem o pau no Atrix, e eu, sinceramente não entendo o por que! Tudo o que ele promete, ele cumpre, pessoal ve smartphones melhores sendo lançados e acha que o deles tem que se "transformar" - LoL

Em relação a duração da sua bateria, esta muito bom!! É que eu uso intensivamente o celular, sem exceção, todos os dias, eu fazia/faço, pelo menos 10 downloads, sem contar o tempo que de navegação... Utilizar aplicativos pesados que consomem muita bateria e etc, então acho que é a graças ao meu perfil de usuário,rs, que o meu Atrix só aguentava no máximo 12 hrs...

Ramon Melo 196

Vinicius Kinas: Só falei da bateria removível para explicar por que é vantajoso para o consumidor tê-la, assim como o cartão de memória (além de, obviamente, não precisar comprar memória adicional toda vez que trocar de celular).

Aliás, se você estiver interessado: http://www.amazon.com/CellularFactory-Samsung-Galaxy-Extended-Battery/dp/B004QIT07Q

Eu pesquisei vários aparelhos com WP7, o único que tem suporte ao microSD é o Samsung Focus, que foi um dos primeiros a serem lançados. Todos os aparelhos depois disso (HTC, Nokia, Dell e até o sucessor Focus Flash) estão vindo sem entrada de cartão de memória. Tem sim o dedo da Microsoft nisso (para forçar todas as transferências de arquivos para o celular serem intermediadas pelo Zune).

Nikill: A Motorola irritou muita "gente" nos EUA com os anúncios que alfinetavam a Apple. Quando o Atrix chegou ao Brasil, veio por absurdos R$2000, acompanhando acessórios que chegavam a custar R$1000. Tirando esses dois públicos (macfags e pessoas estupefatas com o lucro-Brasil da Motorola), não vi ninguém falar mal do Atrix não. Até a revista INFO, que é reduto macfag, deu nota 8,9 ao Atrix, que foi a maior nota do ano entre os smartphones.

Se você for comprar o Atrix 2 nos EUA, aproveita para comprar uma dessas superbaterias também. 3500mAh é uma bateria de respeito...

Nikill 17

Ramon Melo: Mas saiba que tem viu!? Rs, como em todo lugar, sempre tem aquelas pessoas que procuram o minimo detalhe para falar mal! No caso do Atrix, o "motivo principal" era pelo fato de ele ser feito de plastico,um plastico diferente, mas ainda sim plastico! Entre outras coisas. E em relação a revista INFO, eu sei, eu sou assinante,rs! =P

Quando a bateria, eu não sabia disso! Vai ajudar e muito!! Porém, sabe se é confiavel? Por que o que a Motorola alega, é que baterias que não sejam fornecidas por ela, danificam o aparelho, claro que isto é estratégia de marketing, mas, pelo sim e pelo não... Como não estou muito por dentro deste assunto, poderia me passar o link desta bateria? Uma que seja para o Atrix 2, é claro! ('=
Brigadão!

Ramon Melo 196

Nikill: Dependendo do fornecedor, é confiável sim. Tem na Amazon: http://www.amazon.com/Motorola-Original-Capacity-Battery-Packaging/dp/B006LQ34RI/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1324423182&sr=8-1

Um amigo meu comprou a dele para o Galaxy S II nesse site: http://www.batteryupgrade.com/shopBrowser_search.php?searchphrase=galaxy+player&searchType=searchByshopGroup#/shopGroupId/90861873

Só precisa observar duas coisas:

1 - A bateria deixa o aparelho mais grosso e mais pesado, tanto que vem com uma capa extra para substituir a original.

2 - Precisa dar uma boa carregada nela quando chegar e calibrar com o aparelho. Alguns aparelhos não reconhecem a bateria direito se não fizer isso.

Não sei bem por que a Motorola não vende baterias dessas para os aparelhos dela, talvez ela ache que não tem demanda. Eu sei que os celulares não vêm com elas de fábrica por causa do peso e da espessura, os consumidores só querem saber de celular ultrafino e superleve hoje em dia.

Nikill 17

Poh, interessante! Eu achava que essas baterias assim, era tudo "falcatrua"
Vo dar uma analisada nos link's que vc mandou! Pelo o que eu vi do seu link da Amazon... Será que não estraga a estética do aparelho? Não ligo para a espessura do celular, claro que não quero um tijolo, mas é que pela foto... O celular ira ficar com um "calombo" na parte traseira,rs, mas eu vou analisar e agradeço por você estar ajudando!

Em relação a calibragem... Tem ideia de como faz isso!? Pelo pouco que eu sei a respeito, precisa ter acesso Root do celular néh? Se precisar... Ai, acho que vai estar fora de cogitação, pois,perde a garantia... =(

Creio que a Motorola não faz baterias com esse potencial, pois esta diretamente ligado com o projeto estrutural do Smartphone, tanto que a bateria vem com outra tampa traseira... E acaba perdendo a estética do aparelho, que é mais de 70% da venda do aparelho, um aparelho que tenha um visual que agrade as pessoas, é o primeiro passo para a mesma pensar em comprar! É só uma opinião,não sei, mas, imagino que seja por isto!

Ramon Melo: Andei dando uma olhada no site que você relatou que um amigo seu comprou uma bateria pro Galaxy S2 que ele possui... Achei esta aqui > http://www.batteryupgrade.com/shopBrowser.php?shopGroupId=16167761#/assortmentProductId/26479607/shopGroupId/90861873

Aparenta ser melhor do que aquela da Amazon, pois tem mais capacidade, 3200mAh e pela foto da tampa traseira, aparenta preservar o visual do aparelho...

Em relação a este site, ele é confiavel? Realmente o que eles informam é verdade? "Vem com frete grátis para o mundo inteiro, sem custos adicionais! 12 meses de garantia."

A bateria chegou em perfeito estado na residencia do seu amigo e funciona perfeitamente no S2 dele?
Desculpa por tantas perguntas... É que fico meio "cabreiro" com estas coisas, talvez por não ser algo original da propria fabricante, mas se realmente for algo sério e de qualidade, é uma excelente alternativa!

Ramon Melo 196

Nikill: Ele fica bem espesso sim, por isso que as baterias que vêm de fábrica costumam ser bem menores. No Galaxy S II não ficou um tijolo, porém, talvez por ele ser bem fino.

Para calibrar a bateria, tem que ter root sim. =/
O app que faz isso (Battery Calibration) exige o root porque tem um log do sistema que precisa ser apagado. É uma alteração mínima, mas necessária.

Sim, eles mandam grátis para o mundo inteiro. Não sei se tem garantia porque, convenhamos, mandar de volta sairia mais caro do que comprar uma nova.

A bateria dele chegou perfeitamente, via correio, foi só desligar o aparelho, trocar a bateria e a tampa e ligar de novo. A calibração não é obrigatória, mas pode ser que o aparelho não consiga gerenciar direito a bateria (por exemplo, achar que a bateria continua mesma e interromper a carga quando chega nos 1800mAh).

Nikill 17

Foi o que eu imaginei... Sendo assim nem rola, não quero perder a garantia!
Eu achei no próprio site da Motorola americana, uma bateria deles com uma autonomia maior, segundo site, cerca de 58% - não vai ser igual aquelas que tem no site que vc passou, mas, já é alguma melhora! Caso queira dar uma olhada, segue o link: http://www.motorola.com/Consumers/US-EN/Consumer-Product-and-Services/Mobile+Phone+Accessories/Batteries-and-Battery-Doors/Extra-Capacity-Battery-for-MOTOROLA-ATRIX-2-US-EN

é isso ai, obrigado e desculpas por ter usado o seu tópico sobre o Lumia 800 para publicar minhas dúvidas!

Ramon Melo 196

Nikill: Acho que é a mesma bateria. A relação entre tamanho e duração de bateria não é linear. Uma bateria 2x maior dura só uns 70~80% a mais, por exemplo.

Sem problemas, só queria confirmar que o Lumia 800 dependia do Zune para ser usável. O hardware da Nokia é bom, mas não compensa a falta de liberdade do Windows Phone.

Os moderadores podem até fechar o tópico se quiserem, para evitar o spam.

Turdin 47

Ramon Melo: Ramon, eu pedi um lumia 800 e é para chegar essa semana na minha casa ( saiu via sedex da Bahia na segunda, na verdade já era pra estar aqui ).
Quando chegar confirmo isso para você

Agora, tenho um zune player e te adianto uma coisa, por mais que seja chato (muito chato ) ficar preso em passar arquivos via software, o Zune é excelente, achei ele milhões de vezes superior ao iTunes e não tive nenhuma dificuldade de utilização, inclusive no meu zune eu fiz um hack para poder acessar diretamente a raiz de arquivos, mas na maioria das vezes acabo usando o zune player mesmo. Fora que ele faz sincronização via wifi né? =D

Nikill 17

Ramon Melo: Pode até ser que seja a mesma bateria, mas ai, é a própria Motorola que esta vendendo! Ou seja, caso de algum problema, posso utilizar da garantia, pois não estou usando nenhum produto que não seja da empresa no aparelho! Mas brigadão Ramon! ;*
Agradece...

Ramon Melo 196

Turdin: Tem como fazer um review quando chegar?

Nikill: Sim, sim, comprar direto da Motorola é melhor mesmo. Até porque a tampa traseira da Motorola parece ser de melhor qualidade (ou pelo menos investiram mais no Photoshop).

Turdin 47

Ramon Melo: Chegou já! Vou tentar fazer um, apesar de não ser muito bom com isso!

Ramon Melo 196

Turdin: É mais fácil do que parece, você só precisa usar o aparelho e focar na sua própria experiência diária de uso. Não tente imitar os reviews de revistas ou sites especializados, apenas escreva sobre como é usá-lo todo dia. :)

Nikill 17

Ramon Melo: Verdade,haha, vamos ver se eles realmente capricharam no material da tampa da bateria ou se a equipe deles do Photoshop é foda! rs

Turidin, faz sim! Fiquei curioso a respeito deste aparelho, vai ser interessante ver o seu ponto de vista sobre o aparelho!

Turdin 47

Nikill:

Ramon Melo:

Já fiz aqui: http://tecnoblog.net/forum/topic/mini-review-lumia-800

Ainda vou acrescentar algumas fotos depois, e se tiverem algo pra perguntar é só falar lá que eu respondo =D

Resposta

Você deve fazer login para publicar.